sábado, 4 de fevereiro de 2012

Rússia: como os EUA ajudam os oposicionistas contra Putin - por Renato Pompeu, do seu blog


Um completo levantamento sobre como os Estados Unidos ajudam, de diferentes modos, os oposicionistas na Rússia, está publicado no informativo canadense Mondialisation, em http://www.mondialisation.ca/index.php?context=va&aid=29048, em francês.

Alguns dirigentes oposicionistas estudaram nos EUA, como Alexei Navalnyi, líder das redes sociais russas.

Os setores da oposição na Rússia apoiados pelo governo americano criticam o projeto eurasiático de Vladimir Putin, seu antiamericanismo, seu apoio a ditaduras na Ásia Central, no Oriente Médio e na América Latina (se referem a Cuba e Venezuela), seu apoio aos palestinos e ao Hezbollah, suas preferências por uma aliança com a China.

Só o Departamento de Estado prometeu entregar aos oposicionistas cerca de 9 milhões de dólares este ano, e há ainda o apoio financeiro de fundações privadas americanas multimilionárias, como o National Endowment for Democracy.

O artigo assinala que dois dos motivos desse apoio, além das razões alardeadas pelos oposicionistas, citadas acima, são o veto que Putin impôs à entrada de capitais americanos na indústria petrolífera russa, e sua campanha por uma aliança militar eurasiática que se contraponha à Ota.

Link:
 http://renatopompeu.blogspot.com/2012/02/russia-como-os-eua-ajudam-os.html

Nenhum comentário: