sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ancestrais do BBB: Saló ou os 120 dias de Gomorra (e o Marquês de Sade)


Em 1975 o provocador diretor italiano Pier Paolo Passolini fez um filme perturbador, daqueles que provoca a ira de muitos que o assiste (ou começam a assistir, pois muita gente não vai até o fim): "Saló ou os 120 dias de Gomorra".

A obra é uma livre adaptação de histórias de outro provocador tido como maldito: o Marquês de Sade (“Círculo de Manias”, “Círculo da Merda” e “Círculo do Sangue”).

O filme tem incríveis coincidências com o formato do programa Big Brother Brasil, da TV Globo.

No filme, cuja história se passa no fim da II Guerra Mundial, quatro nazi-fascistas recrutam 16 jovens, modelos de beleza humana, e os confinam em uma mansão.

Alguém notou alguma semelhança com o BBB? O programa da Globo também recruta 16 jovens (quase todos "sarados"), e também os confina em uma casa.

No filme, os jovens servem para saciar as piores depravações sexuais de seus raptores: orgias, sadomasoquismo, coprofilia, degradação humana, torturas, violências.

O BBB pega mais leve do que o filme. Mas permite traçar um paralelo, guardando as devidas proporções, tais como as provas e vexames a que os participantes ficam submetidos, incluindo resistência a segurar necessidades fisiológicas, teste dos limites da tentação, com um ambiente todo preparado para ocorrência de orgias, mas cercado por câmeras; as provas dos limites de comportamento após porres com bebidas alcoólicas e outras coisas mais.

Não faço a menor ideia se Boninho, Bial, os Marinho e os executivos dos patrocinadores do programa são fãs do filme "Saló", nem se o livro do Marquês de Sade fica na cabeceira deles. Mas sobram evidências de que há no BBB inspiração no filme "Saló ou os 120 dias de Gomorra", repleto de sadomasoquismo.

Isso só reforça o que já dissemos aqui: o formato do programa é uma orgia romantizada, bem comportada para se adequar à TV aberta.

Leia também: Devassa, Fiat, Omo, Antarctica, Niely: Quem financia a baixaria, é contra a cidadania.

Assine a petição para tirar o BBB12 do ar e investigar a Rede Globo, dirigida ao Ministério Público:

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N19260

Nenhum comentário: