quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Evo Morales: “O capitalismo se encontra em fase terminal”

Via blog História e Povo 



O presidente da Bolívia, Evo Morales, advertiu que se os países da região “não identificar as responsabilidades internas e externas da desigualdade, seguramente vai ser difícil construir uma unidade e uma verdadeira libertação de nossos povos”.

Ao encerra a conferência fundacional da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), que se desenrola em Caracas, Morales sustentou que a “crise quase terminal e estrutural do capitalismo” assinala “um grande momento para projetar a unidade de nossos países e libertar a nossos povos”.


Nesse contexto, propões “construir um novo modelo” para a região, dizendo que, “possivelmente seja o novo socialismo”, ao tempo que indicou que “as politicas impostas lá de fora somente nos tem saqueado, somente nos tens levado a pobreza”.

Evo se pronunciou a favor de criar “novos entes financeiros que permitam resolver os problemas da maioria de nossos povos”.


Morales, ademais, denunciou que, sob o pretexto da luta contra o narcotráfico, os Estados Unidos busca o “melhor pretexto para nos dominar e oprimir” e pediu “medidas concretas” para erradicar esse flagelo da região.

Também, acusou aos Estados Unidos de ser “um dos responsáveis históricos do aquecimento global” e denunciou a intervenção de alguns países desenvolvidos de querer “transformar o tratado de Quioto” e estar “preparando a morte da Convenção da ONU sobre mudanças climáticas”.

Por outra parte, Morales voltou a insistir com o reclamo histórico de seu país a respeito da saída marítima ao Pacifico, para que Bolívia esteja em “igualdade de condições em relação aos outros Estados”, ao tempo que considerou necessário “criar novas forças armadas” com novas doutrinas nos “países da região” para liberar verdadeiramente a nossos povos”.

Por último, o mandatário bolivariano apontou contra os meios de comunicações de seu país, aos que qualifica como “a maior oposição” a seu governo. 
 
 
Fonte: http://www.librered.net/?p=13242

Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história).

Nenhum comentário: