quinta-feira, 3 de junho de 2010

Camila e Rosiliane, só na BBC

Camila e os pais, em Phoenix, Arizona

por Brizola Neto, no Blog Tijolaço.com

Parece que dependemos da imprensa estrangeira para narrar as dificuldades vividas por brasileiros com a ofensiva anti-imigração que está em curso nos Estados Unidos. Os jornais brasileiros se dão ao trabalho de ouvir personal stylists sobre a roupa dos presidenciáveis não foram capazes de mandar seus correspondentes ver o que passavam nossos patrícios com a edição de uma lei racista contra imigrantes no Arizona, que a gente noticiou faz tempo aqui.

A BBC publica hoje, em seu site, duas matérias sobre eles. Na primeira, a brasileira Camila Novaes Silva se diz assustada com a nova lei de imigração do Arizona, onde vive e que antecipou os planos de voltar dos EUA, onde vive há quatro anos. Queria seguir estudando lá, mas os ilegais pagam preços três vezes maiores pela escola. Numa outra, Rosiliane Dias, que vive ilegalmente lá há sete anos, diz que se sente acuada: “Eu estou com muito medo. Tenho a sensação de que todo mundo está me olhando”, diz ela, que entrou ilegalmente nos Estados Unidos cruzando a fronteira do México.

Ela não defende a ilegalidade como regra:”Mas os Estados Unidos são um país de imigrantes. Por que não dar uma chance para quem já está aqui? São na grande maioria pessoas boas, que estão aqui para trabalhar.”

Se as duas tiverem de voltar, que voltem por seu desejo. Têm lugar aqui, num país que pode, agora, por fim aos tempos em que muitos de nossos irmãos não viam chance senão emigrando.

Nenhum comentário: