
Aporrea.org
Tradução de Adriano Almeida
12 de julho de 2009. - Jornalistas hondurenhos condenaram energicamente a expulsão de profissionais de imprensa da Telesur e Television (VTV), os quais se encontravam na cidade de Tegucigalpa, capital de Honduras, acompanhando passo a passo as manifestações e eventos ocorridos neste pais centroamericano desde 28 junho, data em que um golpe militar destituiu o presidente legitimo, Manuel Zelaya.
Os repórteres, cinegrafistas e técnicos da Telesur e Television (VTV) foram interceptados na noite de sábado por um grupo de policiais, que os advertiram possuir ordens de revistar a documentação dos jornalistas venezuelanos hospedados no hotel "Clarion" em Tegucigalpa.
Esta situação provocou uma reação de condenação dos jornalistas hondurenhos onde ressaltaram que, em geral, estes dois meios de comunicação são os únicos que estão informando ao mundo a realidade que vive atualmente Honduras, sob a ditadura imposta por Roberto Micheletti.
O jornalista Melvin Reyes, da Television Nacional de Honduras (TNH), qualificou como lamentável a ação contra os repórteres venezuelanos. "Me dá vergonha como hondurenho. Condenamos esta situação, a qual demonstra que não há respeito aos direitos humanos neste país".
Por sua parte, Efrain Venegas, jornalista do La Tribuna, meio de comunicação duramente criticado por estar aliado aos interesses da ditadura, reconheceu que esta situação demonstra a postura hipócrita da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) em matéria de respeito e a garantia da integridade física dos jornalistas.
"Isto ratifica que o que se passou em Honduras não foi uma simples situação presidencial, sim um ato fora de toda legalidade", advertiu.
Edgardo Scotto, da Radio Reloj, condenou a censura que vem sendo imposta aos meios de comunicação, ressaltando a evidência do caráter antidemocrático do regime de Micheletti.
"Eles dizem que são democráticos e respeitam o direito à informação, quando este feito vergonhoso, vulgar e violento ratifica a verdadeira cara da ditadura que hoje controla o destino de Honduras".
O jornalista da emissora Radio Globo, Carlos Paz Lopéz, disse que o que se está fazendo contra a Telesur e Television (VTV) faz parte do duro controle imposto por Micheletti à imprensa internacional "que é a única que está mostrando ao mundo a nossa realidade em um golpe de Estado".
"Este governo está usando seu braço armado para coibir a liberdade de imprensa e fortalecer sua campanha internacional para legitimar a ditadura de Micheletti", finalizou.
A fonte original deste documento é:
Agencia Bolivariana de Notícias (ABN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário