sábado, 11 de julho de 2009

Oligarquia do continente tem medo de nossa Constituição



Por: Agência Bolivariana de Noticias (ABN)





Tradução de Adriano Almeida


Caracas, 10 jul 09. ABN. – “A oligarquia do continente tem medo da Constituição da República Bolivariana da Venezuela, pois aqui em Caracas nasceu a doutrina constituinte que representa a via pacífica para lograr mudanças e iniciar processos revolucionários”, que vem se estendendo por todo o continente, expressou Hugo Chávez.

Em entrevista a imprensa internacional, realizada no Palácio de Miraflores, Chávez assinalou: “Não é causalidade que a burguesia gorila em Honduras tenha atuado no mesmo dia que se estava consultando o povo sobre uma constituinte, e esse é o delito pelo qual acusam o presidente Manuel Zelaya, por consultar o povo.”

“Aqui sucedeu o mesmo quando eu consultei o povo pela primeira vez no ano de 1999; mais de 20 demandas chegaram a então Corte Suprema de Justiça para que se pronunciasse sobre a constitucionalidade de essa ação e solicitando meu indiciamento, porém não puderam porque o povo foi às ruas e não obtiveram o apoio das Forças Armadas”, recordou.

Desde então, “não puderam e nem poderão parar a revolução. Em Honduras pretendem parar o movimento popular que está nascendo. Na Bolívia e Equador fizeram todo o possível para detê-lo e não puderam”.

Com o golpe de Estado perpetrado em Honduras, passado em 28 de junho, a burguesia desse país busca impedir que se aprofundem as mudanças democráticas nessa nação centro-americana, pois a quarta urna promovida por Zelaya para eleições de novembro poderiam abrir-lhe passo para a Assembleia Constituinte e a reforma constitucional, com que se iniciariam mudanças importantes e se debilitariam os partidos de direita.

A fonte original deste documento é:

Agência Bolivariana de Notícias (ABN)

Nenhum comentário: